Pode vender um imóvel sem agência imobiliária?

Tem um imóvel para vender, mas gostaria de conduzir o processo sozinho, sem uma agência imobiliária? Para realizar este negócio com sucesso, precisa de tempo, conhecimento e de alguns cuidados. Saiba desde já que é possível realizar este negócio sem qualquer intermediação. Continue a ler e conheça as vantagens e desvantagens da venda particular de imóvel.

Os benefícios de vender um imóvel sozinho

Conheça as mais-valias de vender imóvel sem intermediação.

Ganhar mais dinheiro com a venda do imóvel

Este é um dos motivos principais que leva um proprietário a querer vender o imóvel sozinho. A maioria das agências imobiliárias cobra uma comissão de 5% sobre o negócio devido ao trabalho realizado.

Controlar todo o processo

Todas as decisões passam pelo proprietário, que controla tudo do início ao fim. Desde o preço, o cliente a quem deseja vender e muitas outras decisões.

Contacto direto com clientes

O proprietário que vai vender imóvel sozinho pode esclarecer todas as dúvidas e desenvolver uma relação maior com o potencial comprador. Ninguém possui maior conhecimento do imóvel do que o próprio, o que poderá ajudar a concretizar uma venda mais rápida.

Experiência de aprendizagem

Se gosta de aprender, descobrir soluções e até empreender, então encontra no processo de vender o imóvel sem intermediação uma excelente oportunidade. Pode até mais tarde, tornar-se consultor ou investidor nesta área.

Desvantagens de vender um imóvel sozinho

Como em qualquer situação, vender um imóvel sozinho também tem desvantagens. Fique a conhecer as principais.

Gastar muito tempo no processo

Precisará de mostrar a casa a potenciais interessados, tratar de várias questões legais e fiscais, entre muitas outras tarefas. O dinheiro que irá poupar com a agência imobiliária, compensará todo o trabalho e o tempo que precisa de gastar?

Precisa de tratar de todo o marketing

Para conseguir atrair a atenção de potenciais interessados, vai precisar de publicitar o imóvel em diversos canais. Desde portais especializados, redes sociais, jornais, entre outros meios.

Precisa de assegurar a captação de excelentes fotografias, produzir vídeos e criar anúncios. Se não tiver formação e experiência na área, acabará por demorar muito tempo e não chegar aos resultados pretendidos.

Calcular o valor correto do imóvel

Os consultores imobiliários têm experiência e acesso a um conjunto de ferramentas que permitem determinar o preço justo do imóvel.

Obtenção dos documentos para vender o imóvel e contratos

Um consultor imobiliário sabe quais são os documentos necessários e também como e onde os obter para concretizar o negócio. Também já tem todos os contratos que vão ser necessários ao longo do processo.

Falta de experiência e conhecimento do mercado

Um agente imobiliário tem experiência e conhecimento do mercado onde atua. Esta experiência vai refletir-se no momento de fechar um negócio e também ao longo de todo o processo de venda.

Com um negócio tão grande, é natural que surjam alguns problemas. Ter um profissional ao seu lado que os irá resolver, será um alívio.

Como vender um imóvel sem imobiliária?

Para vender um imóvel sozinho, conheça os passos essenciais que deve seguir:

1: Estabelecer um preço de venda

Não se deixe guiar pela opinião de amigos. É preciso chegar a um preço justo para que consiga concretizar o negócio. Como está ligado emocionalmente ao valor do seu imóvel, é natural que dê um valor mais alto do que a realidade.
Faça uma pesquisa na internet e na sua zona de residência para saber a que preço os imóveis estão a ser vendidos. Precisa de ter em conta a tipologia, bem como o estado de conservação.

Existem algumas plataformas online que dão uma referência. Olhe para este indicador de um modo crítico porque são generalistas.

Pode também consultar um perito avaliador de imóveis que se encontra disponível nesta base de dados. É provável que um potencial cliente peça desconto. Defina se está aberto a esta possibilidade ou não é negociável.

2: Preparar imóvel para vender

Sabe aquelas obras ou pequenas reparações que adiou? Chegou o momento de as realizar. Uma pintura nova deixa sempre a casa mais fresca e moderna. Se tiver orçamento, trate de alguns pormenores de decoração para deixar a casa mais moderna.

Com o imóvel renovado, poderá tirar boas fotografias e fazer um vídeo que mostre o potencial

3: Publicitar o imóvel para vender

Não conseguirá vender a sua casa se ninguém souber da sua existência. O marketing imobiliário é uma etapa essencial. Pode começar por divulgar junto de amigos e vizinhos.

Para expandir as possibilidades, anuncie depois de um modo mais global. As redes sociais, portais especializados, jornais e outros meios são excelentes plataformas.

Importante que tenha excelentes fotografias e um texto que seja capaz de mostrar o potencial da casa. Se não tiver uma boa câmara fotográfica, opte por subcontratar este serviço.

4: Prepare-se para receber potenciais interessados

Precisará de agendar visitas à sua casa e estar com máxima preparação para responder a todas as questões que possam colocar. Procure responder com a máxima transparência.

É normal que coloquem questões sobre os vizinhos, questionem obras da casa e até soltem um ou outro comentário mais depreciativo. Procure responder com cordialidade e simpatia.

5: Tenha toda a documentação necessária

Existe um conjunto de documentos obrigatórios que precisa para vender a casa. Conheça quais são:

  • Caderneta Predial: documento de identificação do imóvel, que contém toda a sua informação
  • Certidão Permanente do Registo Predial: identifica o verdadeiro proprietário e se existem encargos sobre o imóvel
  • Licença de utilização ou licença de habitação
  • Ficha técnica da habitação: refere qual é a finalidade do imóvel
  • Certificado energético: documento obrigatório que comprova a eficiência energética
  • Certidão de não dívida ao condomínio
  • Distrate de hipoteca: este documento só é obrigatório se ainda tiver um crédito à habitação para a casa que está a vender

6: Faça um contrato-promessa compra e venda

Já tem uma proposta em cima da mesa e vê potencial? Então, precisa de realizar um contrato promessa compra e venda (CPCV) para estabelecer o acordo entre vendedor e comprador.

Com este documento, pode regular os direitos e deveres até à realização da escritura pública da casa.

7: Formalize e conclua o negócio

Para concluir o negócio pode optar pelo procedimento Casa Pronta, disponibilizado pelo Ministério da Justiça. Pode tratar imediatamente de toda a burocracia envolvida, quer o comprador recorra ou não ao crédito à habitação.

Existem balcões dedicados junto dos serviços do Instituto dos Registo e Notariado.

O valor a pagar é de 375 euros, no caso de se tratar de um ato único (aquisição ou hipoteca). O valor sobe para os 700 euros, no caso de realizar um ato de registo (compra ou venda com financiamento bancário).

Pode também recorrer ao serviço Casa Simples Casa Segura que simplifica os atos que estão relacionados com a compra e venda de imóveis.

Vender a casa sem agente imobiliário: vale a pena?

Como acabou de verificar, vender um imóvel sozinho é possível. Pode poupar dinheiro, controlar todo o processo e obter outras vantagens.

Por outro lado, é um negócio grande, que implica conhecimento, experiência e muita burocracia. Se deseja escapar a todas as burocracias e otimizar o seu tempo, então deve contratar uma agência imobiliária.

Consiga a avaliação mais fiável do mercado!

Um imóvel corretamente avaliado ao preço de mercado é um imóvel que irá vender-se depressa. Insira os dados do seu imóvel e obtenha uma estimativa em 2 minutos. É gratuito e sem compromisso.

Comece a avaliação